EBD - Escola Bíblica Dominical, a Maior Escola do Mundo

Recebo muitos emails de pessoas expondo as mais diversas dúvidas sobre a Bíblia, Deus, Jesus Cristo, salvação, a vida e mundo, entre outras. São católicos, evangélicos, espíritas, ateus, etc. Muitos não sabem, ou não sabiam que podem encontrar facilmente respostas para as suas perguntas. Sabe onde? Na Escola Bíblica Dominical, a maior escola do mundo.

A EBD - Escola Bíblia Dominical é uma importante reunião que ocorre geralmente nos domingos de manhã em todas as igrejas evangélicas. A EBD, como é conhecida, tem como finalidade proporcionar um ambiente colaborativo para o estudo da Palavra de Deus. Nela, pastores, professores, teólogos, pedagogos e alunos discutem pontos polêmicos da Bíblia o que torna claras questões aparentemente difíceis de entender.

Cada igreja adota um modelo mais adequado às necessidades da sua comunidade. Na Assembléia de Deus, por exemplo, há diversas faixas etárias e cada uma tem um currículo específico. As crianças recebem uma atenção especial com salas para maternal, jardim, primário e juniores. As demais faixas são os adolescentes, jovens e adultos.

Você tem dificuldade para entender algo na Bíblia? Tem filhos e gostaria que eles tivessem uma educação cristã saudável? Você é adolescente e tem mais perguntas do que respostas? É jovem e busca uma orientação para sua vida e como lidar com o mundo em que vive? Crê na Bíblia, mas precisa aprofundar seus conhecimentos?

Então venha para a Escola Dominical. Nela você poderá fazer suas perguntas e tirar todas as suas dúvidas. Não importa qual seja a sua religião, faça uma visita e conheça esta importante ferramenta de ensino da Palavra de Deus.

Estude. A Escola Dominical é o local para você estudar e aprender, pois a vida irá lhe cobrar este currículo.

Informe-se em uma igreja evangélica mais próxima sobre o horário de início, geralmente às 9 da manhã no domingo. Seja bem vindo!

Algumas perguntas e respostas sobre a EBD

Existem divisão por idade ou sexo?

Por idade sim, por sexo geralmente não, embora em alguns casos específicos podem existir.

Normalmente divide-se em classes de adultos, jovens, adolescentes e crianças, podendo haver ainda alguma subdivisão, especialmente no caso de crianças onde pode-se propor um currículo diferenciado para as crianças maiores e menores.

Esta divisão ocorre por questões de linguagem e os temas que podem ser tratados, bem como eles são tratados. Isto é importante pois apesar da Bíblia ser a mesma, a aplicação dela deve-se levar em conta o ouvinte, sua capacidade de entendimento e ainda a questão pedagógica envolvida.

Como são as aulas?

Geralmente são aulas expositivas, podendo haver outras estratégias também, como uma mesa de debates, teatro, discussões e outros. Não existe um formato único e cada professor poderá usar recursos que são mais adequados à sua realidade.

Normalmente, como é de se esperar de uma escola qualquer, há espaço para perguntas a fim de tirar dúvidas sobre os assuntos tratados.

Todas as igrejas tem escola dominical?

Deveria, mas infelizmente não ocorre em todos os casos. Nas igrejas mais tradicionais como Batista, Presbiteriana, Metodista, Assembleia de Deus, Quadrangular, Luterana, entre outras mantem a escola dominical, mas tem surgido muitas igrejas modernas onde esta prática não acontece.

Qual a importância da escola dominical?

Enorme, pois é um espaço aberto a todos, gratuito e contínuo de ensino e aprendizado da palavra de Deus. Sobretudo da aplicação dela para os nossos dias, em que muitas situações cotidianas trazem enormes desafios e que precisa de entendimento para melhor resolver. A EBD é esse espaço para troca, aprendizado e comunhão em torno da revelação de Deus para o homem.

Por que ela é chamada de maior escola do mundo?

Primeiro pela extensão dela, já que ocorre em todas as partes do mundo e com isso é de se esperar que a quantidade de pessoas que participam dela todas as semanas seja algo imenso.

Segundo é que ela não tem fim, ou seja, ninguém se forma, com isso vale dizer que é uma escola que muitos passam a vida toda nela.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.