Como ouvir a Bíblia ao invés de ler? É Tempo de Ouvir a Palavra de Deus

Você tem o hábito de ler a Bíblia? Eu tenho, mas segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, apenas 4,5 milhões de brasileiros tem o hábito de ler a palavra de Deus. Ainda segundo a SBB, 74% dos brasileiros têm dificuldades de entender os textos escritos.

Há ainda estudos na área de educação que mostram que as pessoas aprendem de forma diferente, sendo que alguns aprendem mais quando ouvem, outros quando veem, outros quando fazem e assim por diante.

Assim, a audição é para muitos uma forma mais proveitosa de aprender

Embora o texto bíblico estivesse historicamente disponível na forma escrita, em época de tecnologia em alta já existem alternativas onde a pessoa pode ouvir a Bíblia ou invés de ler.

Veja quais as opções que você pode usar para ouvir a palavra de Deus.

Cultos

Até mesmo uma pessoa que não saiba ler pode ouvir a palavra de Deus, basta ir a um culto, seja ele de ensino, como a Escola Bíblica Dominical ou os cultos de louvor e adoração a Deus. Uma das partes mais importantes do culto é a leitura da Bíblia, assim como a exposição do texto lido por um pregador. A relevância de um culto está muito associado com o espaço que a palavra de Deus ocupa.

Leitura por outras pessoas

Se a pessoa não sabe ler ou tem alguma dificuldade com a leitura, um bom caminho e solicitar a outra pessoa que leia para ela, enquanto ela ouve. Pessoas mais idosas, por exemplo, se enquadram muito neste perfil. Assim, um filho, um neto ou uma pessoa próxima poderá se dispor a fazer a leitura para que outros ouçam.

Bíblia em áudio

Atualmente já existem versões bíblicas em áudio e sem dúvida nenhuma esta é uma excelente opção, já que a própria pessoa poderá ouvir sem o auxílio de outra. Creio que uma das melhores alternativas seja o aplicativo YouVersion, você pode encontrá-lo gratuitamente nas lojas de aplicativos App Store para iPhone e Google Play para Android.

Além de ter opção de ouvir o texto bíblico, ele disponibiliza inúmeras versões do texto bíblico em português.

Depois de instalar o aplicativo em seu celular ou tablet, abra o aplicativo e clique na opção "Ler" na parte inferior da tela. Será mostrado uma tela similar a esta:

Aplicativo YouVersion

  • A: Você escolhe o livro e capítulo desejado
  • B: Você escolhe a versão bíblica que desejar (recomendo as versões: NVI, NVT e NAA)
  • C: Este botão é para ouvir o texto do capítulo selecionado.

O áudio que o aplicativo disponibiliza é em português é lido com clareza, de forma a facilitar a compreensão

Outras opções em áudio

A SBB – Sociedade Bíblica do Brasil tem um projeto chamado: É Tempo de Ouvir a Palavra de Deus. Um projeto que foi lançado originalmente como objetivo levar a mensagem do Novo Testamento em áudio para mais de 10 milhões de pessoas durante os anos de 2009 e 2010. Mas ele continua ativo até hoje.

A SBB estará incentivando a criação de grupos de audição da Bíblia, isto poderá ocorrer na sua igreja, empresas, associações ou mesmo em sua casa. Para participar do projeto, você deverá acessar o site https://www.sbb.org.br/hotsites/tempo-de-ouvir, preencher um cadastro e solicitar as edições do Novo Testamento em áudio e escolher a versão desejada que poderá ser a Nova Tradução em Linguagem de Hoje (NTLH) ou a versão Almeida Revista e Atualizada (RA). Para cada exemplar solicitado, deverá ser feito uma contribuição de R$ 10,00.

Segundo a SBB, os objetivos do projeto são:

  • Estimular a leitura da Bíblia entre os brasileiros
  • Enfatizar os valores contidos nas Escrituras Sagradas
  • Tornar a Palavra de Deus relevante à sociedade
  • Mobilizar igrejas e organizações em torno da audição da Palavra de Deus

Participe e divulgue, pois a fé é pelo ouvir a Palavra de Deus.

Sobre a Sociedade Bíblica do Brasil:

A SBB é uma organização social sem fins lucrativos que tem a missão de divulgar a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e grupos sociais. Participam da SBB nomes das principais Igrejas Evangélicas do Brasil, com a Igreja Luterana, Assembleia de Deus, Presbiteriana, Batista, Metodista, entre outras.

Conheça a SBB: www.sbb.org.br

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.