Quero seguir Jesus, mas parece que algo me impede

Você quer seguir Jesus, mas parece que algo me impede ou está sempre encontrando obstáculo para seguir em frente? O que fazer diante desta situação? Veja essas importantes dicas que serão úteis.

Siga as playlists no Spotify: Harpa Cristã / Hinos e Músicas Cristãs


Entregar a vida para Jesus é algo que mudará para sempre as nossas vidas, engana quem pensa que os reflexos dessa decisão serão apenas na eternidade.

Quando aceitamos a proposta de Jesus de ser um de seus seguidores, haverá oposição, isto é fato! Não estranhe se você sentir vergonha, desânimo e uma sensação de que estará perdendo algo. A Bíblia diz que a carne (nossa natureza pecaminosa) milita contra o Espírito e vice-versa. Mas não é só isso, temos um inimigo, Satanás, ele não quer que sigamos a Jesus e fará todo o esforço possível para colocar obstáculos visando impedir sua decisão de servir exclusivamente a Jesus Cristo.

Veja o exemplo do próprio Jesus que durante 40 dias sofreu dura tentação para mudar os planos. Jesus venceu e venceu pelas armas espirituais, devemos seguir o mesmo caminho.

A história cristã está repleta de pessoas que enfrentaram grandes dificuldades, oposição, sofrimentos e muitos até a morte pelo fato de terem optado por seguir a Jesus.

Alguns conselhos para aqueles que querem seguir Jesus, mas parece que algo os impede.

  • A força que você precisa vem de Deus e não de você. Creio nisso e espere em Deus. Tentar usar nossas próprias forças é algo que não terá efeito, pois nosso inimigo é mais forte do que nós, mas não é nem da longínqua distância, mais forte do que o poder de Deus.
  • Ore e busque com confiança que Deus é justo para lhe ajudar. Há muitas promessas na Bíblia de que Jesus irá receber aqueles que dele se aproximar. Leia com atenção dos textos de Mateus 11:28-30, João 14:1-18 e João 6:37-40.
  • Esforça-te. Não espere Deus fazer aquilo que você pode fazer. Ir ao culto, orar, jejuar, ler a Bíblia e afastar-se do pecado são responsabilidades nossa e não de Deus.
  • Procure estar ao lado de pessoas sérias e comprometidas com a palavra de Deus. Esqueça as conversas vãs. Este é um dos mais importantes pontos a observar, pois o que não falta são pessoas descrentes e que de alguma forma influencia as outras a serem descrentes como elas.
  • Cuidado com as redes sociais. Elas são ótimas em vários sentidos, pois nos permite aproximar de outras pessoas, trocar ideias e tantas coisas. Mas sob o pretexto de ser "pessoas religiosas", muitos na verdade espalham doutrinas venenosas e causam muita confusão naqueles que ainda não são maduros na fé.
  • Converse com o pastor da igreja onde quer congregar, apresente suas dificuldades, dúvidas e peça ajuda. A igreja tem a obrigação de ajudar os necessitados, materiais e espirituais também.
  • A oração é uma arma poderosa, não para mudar Deus, mas para mudar nós mesmos diante de dele.
  • Escolha bons livros para ler, especialmente aqueles que ajudarão a fortalecer a fé em Cristo. Muitos pessoas tem dificuldades de compreender o que a Bíblia diz e por isso usar um comentário bíblico ou livros que ajudam na explicação é muito útil. Veja esta página com uma relação de livros cristãos que eu recomendo.

Os passos acima podem ser úteis para promover uma forma mais saudável de iniciar o relacionamento com Deus. Sei que não existe nenhum passo-a-passo para ser vencedor, mas sei que aquele que te chamou é maior que aquele que te impede.

Como posso ler a Bíblia?

Como citei acima, ler a Bíblia é um dos passos fundamentais e se você está começando agora, eu recomendo fazer a leitura nesta sequência:

Inicie pelo Evangelho de Lucas e vá até o Apocalipse. Depois volte e Leia o Evangelho de Mateus e Marcos.

Feito esta primeira leitura leia agora o Antigo Testamento junto com o Novo Testamento. Há diversos planos de leitura da Bíblia na internet, escolha um e siga-o.