Lista de livros cristãos recomendados

Resolvi compor essa relação de livros cristãos quem tenho ou que já esteve em minha humilde biblioteca, mas que considero muito pois são livros com mensagens que certamente ajudará na edificação de sua vida espiritual.

Sou muito crítico na escolha e compra de livros, muito mais ainda em recomendar tais livros. Sendo assim, para a lista abaixo, me sinto bem a vontade, pois são livros de grande valor espiritual. Vamos a eles.

Maravilhosa Graça

Maravilhosa Graça

Em seu livro mais pessoal e provocativo, Philip Yancey oferece retratos fortes e verdadeiros da vida sob a graça, o poder que transforma. Para os abismos resultantes da ausência da graça, há apenas um remédio do qual dependem o cristão e a igreja. Descubra como lidar graciosamente com questões controversas que ameaçam tudo aquilo que nós, cristãos, consideramos caro!

Este livro apresenta a graça como fundamento da nossa salvação e como a vocação que todos nós devemos desenvolver em relação ao próximo. Provocante, belo e envolvente. Depois da Bíblia, talvez este seja o melhor livro que li.

Conhecendo as doutrinas da Bíblia

Conhecendo as doutrinas da Bíblia

Este livro traz uma exposição clara e detalhada sobre os principais assuntos teológicos: As Escrituras, Deus, Anjos, o homem, o pecado, o Senhor Jesus Cristo, a expiação, a salvação, o Espírito Santo, a igreja e as últimas coisas.

Conhecendo as doutrinas da Bíblia é útil tanto para o cético quanto para o cristão que deseja aprimorar seus conhecimentos bíblicos, com respostas satisfatórias e abrangentes para todos os estudantes diligentes da Palavra de Deus.

Cristianismo Básico

Cristianismo Básico

O que significa ser cristão?

É preciso responder a esta e outras perguntas cruciais para entendermos as bases do cristianismo. Neste clássico reconhecido e aclamado, John Stott nos dá uma explicação clara e completa, que nos ajuda a entender melhor a fé cristã.

Este livro é bastante indicado para pessoas que não acreditam em Jesus Cristo ou na Bíblia Sagrada. O consagrado autor inglês apresenta argumentos suficientes para provar a veracidade das Escrituras e tudo que ela revela.

3:16 A mensagem de Deus para a vida eterna

3:16 A mensagem de Deus para a vida eterna

Baseado em um único versículo da Bíblia, este livro nos mostra o sentido daquilo que os cristãos entendem como sendo a mensagem central das Escrituras. No evangelho de João, capítulo 3 e versículo 16 contêm uma espécie de síntese de tudo aquilo que encontramos na Bíblia: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Max Lucado discorre sobre o profundo significado deste versículo em um livro que nos ajuda muito a fortalecer nossa fé e renovar nossa esperança em Jesus Cristo. O Tema do livro reflete bem seu conteúdo, pois em João 3:16 contêm de fato a mensagem de Deus para a vida eterna.

Para que serve Deus

Para que serve Deus

Este livro relata histórias de lugares como a China, onde a igreja está crescendo espetacularmente apesar de um governo ateu; como o Oriente Médio, onde a outrora vijacente igreja da região central agora mal sobrevive; e como a África do Sul, onde uma igreja multicolorida junta os cacos de seu passado racista. Nos Estados Unidos, o autor visitou não apenas Virgínia Tech e uma convenção de prostitutas, mas também um grupo de alcoólicos anônimos de Chicago e dois locais do cinturão bíblico do sul.

O livro está divido em dez histórias comoventes e mostra como cristãos e a fé cristã faz tanta diferença em várias partes do mundo e em situações dramáticas e aparentemente sem esperança.

O peregrino

O peregrino

Escrito por John Bunyan e publicado originalmente em 1678, o peregrino é a maior obra de ficção na história do cristianismo. Para milhões de leitores, a história do Cristão (que é o personagem principal do livro) serve como supremo modelo de perseverança em meio a dificuldades. É um excelente livro para crianças e adolescentes e o livro virou filme e inclusive um jogo de tabuleiro muito apreciado por crianças.

Os frutos do Espírito

Os frutos do Espírito

O livro é uma análise bíblica do texto de Gálatas 5:22-23 onde o apóstolo Paulo lista o que ele chama de frutos do Espírito. Alan Brizotti usa uma analogia a alimentação do corpo para tratar deste assunto profundamente teológico e de grande importância para os cristãos. É um livro recomendado para aqueles que querem crescer em santidade diante de Deus alinhando sua vida e seus propósitos a ação do Espírito Santo em nós.

Justiça Eterna

Justiça Eterna

Como o homem será justo diante de Deus? Deus jurou que Ele não tem prazer na morte do ímpio (Ez 33.11); no entanto, Ele também jurou que a alma que pecar, essa morrerá (Ez 18.4). Qual dos dois juramentos será mantido? Será que um cederá lugar ao outro? Será que ambos podem ser mantidos  sem que sejam violados? O livro Justiça Eterna entra em profundidade nessas questões sobre a justificação do homem diante de Deus na pessoa de Jesus Cristo. É um clássico que ajuda a compreender a grande obra de Cristo por nós.

Agora Sim! Teologia na Prática do Começo ao Fim

Teologia Prática

É um livro destinado a pessoas que não estão interessadas em longos debates teológicos ou de estudar coisas difíceis. Aqui, o famoso teólogo Luiz Sayão, trata com maestria assuntos teológicos mas em uma linguagem muito simples e em muitos casos fazendo o uso inclusive do bom humor, característica marcante deste autor. O livro é dividido em tópicos curtos, como se fosse uma coleção de artigos, o que torna muito tranquila e prazerosa a leitura. Recomendadíssimo.

O comentário de João

O comentário de João

D. A Carson é um dos comentaristas bíblicos mais renomados na atualidade e neste comentário sobre o Evangelho de João, ele dá uma importante contribuição para a correta interpretação deste maravilhoso relato sobre a vida e obra de Jesus. Profundo, detalhista e bastante crítico. Assim, este comentário é para aqueles que desejam entender versículo a versículo o que diz o texto de João.

Como ler a Bíblia livro por livro

Como ler a Bíblia livro por livro

Este é um manual para todo o leitor da Bíblia e um guia fundamental, especialmente para as pessoas que estão começando a ler o texto sagrado ou que ainda tem pouca familiaridade com as escrituras. Sobre cada livro é mostrado qual é o seu conteúdo, o autor, a provável data em que foi escrito, quem eram os destinatários do livro e a ênfase do livro. Mostra também um panorama e orientações para a leitura daquele livro

1Coríntios - comentário exegético

1Coríntios - comentário exegético

Este não é um comentário bíblico qualquer, é uma obra prima. O autor, Gordon Fee é reconhecido como um dos maiores exegetas da atualidade e neste livro ele faz jus a este título. O livro é denso e tem 1133 páginas para oferecer ao leitor esta que é certamente o melhor comentário da 1ª carta aos Coríntios em língua portuguesa. Este livro vale cada centavo e é uma valiosíssima contribuição para aqueles que desejam entender os complicados problemas da igreja corintiana.

Talmidim

Talmidim

O livro Talmidim de Ed René Kivitz é uma grandiosa compilação de 365 lições em que o autor extrai dos evangelhos de Jesus Cristo. São lições curtas, todas de uma página apenas, mas o suficiente para nos mostrar grandes lições que o mestre Jesus ensinou a seus talmidim ou discípulos. É um livro de leitura agradabilíssima que me ensinou muito a respeito de Cristo e o reino de Deus e acredito que ensinará muito a você também.

Um detalhe importante é que todas as lições deste livro foram publicadas inicialmente em formato de vídeo no Youtube e caso queira conhecer poderá acessar a página com os vídeos aqui: https://www.youtube.com/channel/UC1_7Eg4eqczhiB9vXHUOR4A

A história do cristianismo

A história do cristianismo

Este livro apresenta a história da igreja de Jesus Cristo, iniciando pela final da época dos apóstolos. É um livro que narra o sofrimento da igreja diante dos tiranos imperadores do império romano dos primeiros séculos da era cristã e a incrível fé desses mártires que entregaram suas próprias vidas por amor a Cristo.

O livro deveria ser lido por todos os cristãos do nosso tempo para nos encorajar a buscar uma vida alinhada com a vontade de Deus custe o que custar. Em alguns momentos, as vezes temos de dar uma pausa da leitura para respirar, afinal o sofrimento dos cristãos primitivos não é uma história romântica, é forte e deixaria muitos cristãos da atualidade perplexos diante de tamanha brutalidade que sobreveio sobre eles.

O livro narra também o declínio da igreja, a idade das trevas, a reforma protestante, a contrarreforma, entre outros acontecimentos.

Sem medo de viver

Sem medo de viver

A cada amanhecer temos novas razões para sentir medo. Os noticiários falam de violência, demissões em massa, colapso da economia global, doenças, fome, desastres naturais, entre outros. De forma avassaladora, o medo vem nos aprisionando atrás de muros, cercas elétricas, carros blindados, etc. Não seria maravilhoso sair dessa prisão?

Neste livro, você vai descobrir como se libertar da prisão da ansiedade e viver uma vida à prova do medo. Para Max Lucado, a fé em Jesus Cristo e o amor são os elementos-chave para uma vida feliz.

As margens do Quebar

As margens do Quebar

O livro Às margens do Quebar é um apanhando de 54 lições bíblicas com uma análise sobre cada um deles, mostrando o profundo significado das escrituras e a aplicação prática em nossas vidas.  A parábola do Filho Pródigo, o sepulcro vazio, Jesus e a mulher adúltera, entre outras passagens bíblicas têm muito a nos ensinar. A autora analisa e mostra como a Bíblia é rica e ensinamento para as nossas vidas.

Tive o prazer de conhecer, ainda que virtualmente, a autora Wilma Rejane que muito me ensinou por sua determinação e zelo pelas coisas de Deus.

O Jesus que eu nunca conheci

O Jesus que eu nunca conheci

Esse foi o depoimento sincero de um dos jornalistas cristãos mais conhecidos e admirados da atualidade. Para escrever esta obra, Philip Yancey decidiu pôr de lado seus pré-julgamentos e examinar detalhadamente o Jesus apresentado nos evangelhos.

Sempre disposto a enfrentar questionamentos difíceis, o escritor nos apresenta um Jesus revolucionário e empolgante que ainda hoje deseja transformar profundamente nossa vida e aumentar a nossa fé.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.