A Igreja Cristã

Porque existem tantas igrejas evangélicas? O que significa igreja e as diferenças entre igreja local e igreja universal. Em qual igreja local devo congregar?

» Página Inicial

O termo igreja deriva do grego “ekklesia” que quer dizer “chamados para fora”. Na bíblia o termo igreja é empregado para designar as pessoas que aderiram aos ensinos de Jesus Cristo e posteriormente aos seus apóstolos. O Livro de Atos dos Apóstolos faz diversas referências a igreja como essa congregação de pessoas em torno do nome de Jesus. Paulo escreveu muitas cartas e destinou a várias igrejas que ele havia fundado. Contudo, essas igrejas sempre eram identificadas como comunidades e ele chega a afirmar: “a igreja que está reunida em sua casa”, mostrando que não havia um templo ou uma organização muito definida.

Igreja Local e igreja Universal

Hoje, quando falamos igreja, o sentido poderá ser diverso, haja vista que o termo que aplica a muitas denominações ou diversas organizações religiosas. É, portanto necessário compreendemos dois pontos fundamentais para o termo igreja: A igreja local e a igreja universal.

Igreja Local

O sentido de igreja local é congregar, pois se trata da reunião dos fiéis em um lugar específico. A Bíblia emprega o plural “igrejas”, a fim de referir às igrejas locais. (AT 9.31; 16.5; Rm 16.4;16.9;2 Cor 8.1; Gl 1.2). Quando está no singular, cita-se a região na qual a igreja local encontra-se.

As diversas denominações evangélicas existentes e suas congregações podem ser entendidas como igrejas locais.

Igreja Universal

Igreja universal é o conjunto de todos os salvos em Cristo. No plano eterno de Deus, a igreja universal foi arquitetada por ele antes da fundação do mundo e tem um caráter geral porque inclui todos os cristãos remidos por Cristo, dentre todos os povos em todos os tempos.

Porque existem tantas igrejas locais?

Como visto acima, existe apenas uma igreja no sentido universal e invisível. As igrejas locais, ou as denominações evangélicas, se organizam de formas diferentes, visto que não há um entendimento único de como deve ser organizado uma igreja local. Abaixo segue alguns motivos pelos quais as igrejas locais acabaram dividindo-se:

Mesmo com as diferenças, as igrejas locais concordam com aquilo que é considerado o fundamento da fé cristã, nisso, não pode haver diferenças:

É bem verdade que hoje novas igrejas têm surgido por motivos fúteis, como divisões, ambições pessoais de alguns lideres, falta de submissão, entre outros. Nesses casos nós repudiamos.

Em qual igreja local devo congregar?

As igrejas evangélicas são independentes e infelizmente muitas acabam por trilhar caminhos tortuosos. Abaixo algumas recomendações úteis:

Fonte: Lições Bíblicas – 1º Trimestre de 2007 – A igreja e a sua Missão - CPAD


 
Veja também: