Amazing Grace - Maravilhosa Graça. Conheça a música e o filme

Conheça a história de John Newton autor da música e hino cristão Amazing Grace, que se tornou o hino cristão mais popular e virou filme Amazing Grace - Maravilhosa Graça, Jornada pela liberdade no Brasil.

Siga as playlists no Spotify: Harpa Cristã / Hinos e Músicas Cristãs


Conheça o hino Amazing Grace (graça maravilhosa ou graça preciosa), composto por John Newton, um pecador que encontrou a salvação em Jesus Cristo.

John Newton nasceu em Londres em 24 de julho de 1725. Depois de um curto tempo na Marinha Real, John Newton iniciou sua carreira como traficante de escravos. Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois que ele deixou o convés o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso ele próprio guiou a embarcação pela tempestade. Mais tarde ele comentou que durante a tempestade ele sentiu quão frágil e desamparado eles estavam e concluiu que somente a Graça de Deus poderia salvá-los naquele momento. Incentivado por esse acontecimento, e pelo que havia lido no livro, Imitação de Cristo de Tomás de Kempis, ele resolveu abandonar o tráfico de escravos e tornou-se cristão.

Como cristão, chegou a pastor Anglicano e compôs Amazing Grace que na opinião de muitos, tornou-se a canção cristã mais conhecida do mundo. Foi interpretada por muitas pessoas e ainda é frequentemente usada nos cultos e celebrações evangélicas nos Estados Unidos e países de língua inglesa.

John Newton reconheceu seu estado de pecador e buscou a salvação naquele que tem o poder de perdoar pecados. No final de sua vida, ele dedicou-se a pregar o evangelho e em certa ocasião Newton afirmara que apesar da pouca memória, ainda recordava-se de duas coisas: que eu sou um grande pecador, e que Cristo é meu grande salvador!"

No túmulo de Newton, lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso senhor e salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir."

Letra do hino Amazing Grace

Amazing grace! (how sweet the sound)

That sav'd a wretch like me!

I once was lost, but now am found,

Was blind, but now I see.

'Twas grace that taught my heart to fear,

And grace my fears reliev'd;

How precious did that grace appear

The hour I first believ'd!

Thro' many dangers, toils, and snares,

I have already come;

'Tis grace hath brought me safe thus far,

And grace will lead me home.

The Lord has promis'd good to me,

His word my hope secures;

He will my shield and portion be

As long as life endures.

Yes, when this flesh and heart shall fail,

And mortal life shall cease;

I shall possess, within the veil,

A life of joy and peace.

The earth shall soon dissolve like snow,

The sun forbear to shine;

But God, who call'd me here below,

Will be forever mine.

Interpretações da música

Muitos foram os cantores, corais ou conjuntos musicas que já gravaram ou interpretaram a esta belíssima canção. Segue abaixo algumas das que mais gosto:

Voz de Judy Collins e legendas com tradução em português

André Rieu e sua famosa orquestra (apenas instrumental)

Você pode encontrar outras interpretações aqui no Youtube.

Filme

Amazing Grace foi também para o cinema. No Brasil o filme foi lançado com o nome de “Jornada pela Liberdade”, cujo trailer pode ser visto abaixo:

Jornada pela Liberdade (título original: Amazing Grace) conta a história de um homem (William Wilberforce) que desafiou o poder dos nobres da Inglaterra para interromper o tráfico de escravos da África e liderar o movimento abolicionista britânico. Para isto ele precisou coragem, determinação, punho forte, mas sobretudo pautou sua vida e seu propósito nos valores de Deus.

O filme Jornada pela Liberdade tem como trilha sonora o belíssimo hino Amazing Grace de John Newton. John Newton ex-capitão de um dos navios que traziam os escravos da África é um dos que encorajaram Wilberforce a lutar, pois ele sabia como ninguém a crueldade desumana com que os escravos eram tratados.

É um filme com cenas fortes (não no sentido de pornografia ou violência, pode assistir com sua família). As cenas fortes são no sentido de emoção diante do desumano processo da escravidão mostrada no filme.

É um grande filme, uma bela e comovente história. Uma lição do que acontece quando pautamos nos objetivos nos valores e justiça de Deus e no amor ao próximo.

Talvez você não se ache tão pecador como John Newton, mas certamente precisa encontrar o mesmo Salvador.

Fontes: