O que é a Educação Cristã e quais os exemplos dela?

A educação cristã tem como proposta desenvolver processos de ensino e aprendizado de valores, crenças e práticas que estejam de acordo com os ensinamentos bíblicos. Ela pode ocorrer em diversos ambientes e nos mais diferentes cenários, especialmente nos tempos de internet onde o conhecimento para não ter mais limites.

Como está organizada a educação cristã?

Alguns poderão imaginar que a educação cristã é aquela que é desenvolvida nas escolas ou faculdades cristãs, através de currículos e cursos formais, mas ela vai muito além disso.

É verdade que existem escolas confessionais que tem como proposta oferecer uma educação fundamentada nos valores cristãos. Isto é muito bom e é uma pena que todas as escolas, inclusive as públicas, não fazem isso.

Mas a educação cristã pode ser definida e exemplificada de outra forma também. Três bons exemplos são a Escola Bíblica Dominical, a educação doméstica e a literatura cristã

Escola Bíblica Dominical

A EBD - Escola Bíblia Dominical é uma importante reunião que ocorre geralmente nos domingos de manhã em todas as igrejas evangélicas. A EBD, como é conhecida, tem como finalidade proporcionar um ambiente colaborativo para o estudo da Palavra de Deus. Nela, pastores, professores, teólogos, pedagogos e alunos discutem a Bíblia, práticas cristãs, problemas da atualidade e outros assuntos de grande importância para o crescimento espiritual dos envolvidos.

Cada igreja adota um modelo mais adequado às necessidades da sua comunidade. Na Assembléia de Deus, por exemplo, há diversas faixas etárias e cada uma tem um currículo específico. As crianças recebem uma atenção especial com salas para maternal, jardim, primário e juniores. As demais faixas são os adolescentes, jovens e adultos.

Educação doméstica

A educação doméstica é aquela que é feita em casa. Ensinar os filhos desde pequeno os valores bíblicos é uma das melhores estratégias para o desenvolvimento da educação cristã.

Leitura da bíblia para e com as crianças, testemunho cristão dentro de casa, ensinar as crianças os valores cristãos e como aplicá-los no dia a dia, entre outros. Tudo isso pode ser feito naturalmente e continuamente.

É importante que os país cristãos entendam que a educação começa e termina em casa, assim, cabe a esses não delegar para a escola a formação de seus filhos. A escola (secular) deve e precisa ser usada como apoio, sobretudo nas matérias relacionadas às áreas do conhecimento humano, como língua portuguesa, matemática, geografia, história, etc.

Mas até esse conhecimento precisa ser acompanhado em caso, pois muito do que se aprende na escola é tendencioso, o estudo de história é um bom exemplo.

Literatura cristã

Outra forma recomendada para uma boa educação cristã é a leitura de bons livros cristãos. Digo bons, pois existem muita coisa não recomendada, mesmo sob o rótulo de literatura cristã.

Um bom livro pode ajudar a ampliar os horizontes e a compreensão da mensagem bíblica para os nossos dias, por exemplo. Há muita interpretação errada, equívocos e em muitos casos até tentativa de usar o texto bíblico para manipular pessoas com interesses próprios.

Assim, a leitura de bons livros pode nos ajudar muito no crescimento espiritual e melhorar nossa compreensão de mundo e do papel que temos de exercer.

Eu criei uma sessão aqui no blog com alguns livros que eu conheço e recomendo, especialmente para quem está iniciando a caminhada cristã ou para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre Deus e a sua palavra.

Veja a lista de bons livros cristãos

Educação cristã: a vida irá lhe cobrar este currículo.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.