Quem é o Espírito Santo e qual a sua função?

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. Nesta afirmação devemos observar que terceira pessoa não é uma classificação, onde ele será o terceiro, afinal ele é Deus, assim como o Pai e o Filho.

A doutrina da Trindade é um grande mistério, que nós cristãos aceitamos e professamos pela fé.

Na Bíblia o Espírito Santo é apresentado com vários nomes como: Espírito Santo, Espírito de Deus, Consolador, Conselheiro, Espírito de Cristo, advogado, entre outros.

Função do Espírito Santo

A função do Espírito Santo é revelar Jesus Cristo aos corações dos homens e nos levar para próximo de Deus. Ele testifica que a obra de Cristo é verdadeira. Paulo escrevendo aos Coríntios diz: Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.

No Evangelho de João, Jesus explica que quando o Consolador vier, ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Jo 16:8

Sobre este versículo, o expoente e comentarista bíblico, D. A. Carson explica:

Em comum com outros usos no Novo Testamento, elenchô (palavra grega traduzida como convencer e usada no verso acima citado) significa "declarar [o mundo] culpado" no sentido pessoal, isto é, não argumentado a respeito da culpa objetiva do mundo diante de Deus no grande teste final, e sim envergonhado o mundo e convencendo-o de sua própria culpa, chamando-o, assim, para o arrependimento.

O Comentário de João p. 537 - Shedd Publicações

Veja algumas afirmações bíblicas sobre a atuação do Espírito Santo em nossas vidas:

Nos leva ao arrependimento

Como podemos ver no comentário acima, o Espírito Santo ao convencer o homem de seu pecado, o leva a condição de arrependimento. Desta forma, podemos concluir com base nesta passagem e em outras, de que o arrependimento só é possível, pois é uma obra do Espírito Santo na vida de uma pessoa para a sua salvação.

O Espírito Santo atua em nossos corações para nos levar ao arrependimento dos nossos pecados e confessarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Ele nos guia, nos ajuda, nos ensina. Devemos, contudo estar sensíveis a sua atuação e não endurecer o nosso coração quando ouvirmos a sua voz.

Ele intercede por nós:

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  Rm 8.26

Realiza a sua vontade:

Todas as coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. 1Co 12.11, em referências aos dons espirituais.

Nos ensina e testifica da verdade que é Jesus Cristo:

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Concede os dons espirituais

Na primeira carta de Paulo aos Coríntios, o apóstolo faz uma lista de pelo menos nove dos espirituais, sendo: Palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, dons de curar, poder para operar milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas. 1Cor 12:8-10

Embora esta seja uma lista bastante conhecida, ela não é a única e o mesmo apóstolo revela outros dons que o Espírito Santo concede a igreja. Normalmente esses outros dons são conhecidos como dons ministeriais.

Produz frutos em nós

Na carta de Paulo aos Gálatas, existe outra lista que é atribuída ao Espírito Santo, mas não é uma lista de dons e sim de frutos que devem ser produzidas na vida daqueles que tem o Espírito Santo.

Essa lista é composta pelos seguintes frutos: Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gl 5:22-23

Conclusão

Muito pode-se dizer sobre o Espirito Santo e sua atuação em nossas vidas. Uma leitura do livro de Atos dos Apóstolos é um excelente panorama para compreendermos como o Espírito Santo agiu na igreja primitiva.

Por outro lado, uma leitura de bons livros da história da igreja, mostrará que mesmo em meio a tantos problemas, como o Espírito Santo continuou dirigindo a igreja até chegar aos nossos dias.

Por que você está lendo este texto e não um texto sobre futebol? Quem te impulsionou?

Uma rápida reflexão:

Referências:

Conhecendo as Doutrinas da Bíblia (Editora Vida)

Citações bíblicas NVI – Nova Versão Internacional

O Comentário de João (Shedd Publicações)

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.