A Vida Cristã: Relacionamento com Deus, a Igreja e o próximo

A vida cristã é feita de privilégios e responsabilidades. Como privilégios temos as promessas de Deus expressas na Bíblia sagrada que nos garante uma vida de comunhão com Deus e a salvação final de nossas almas. Na comunhão com Deus encontramos a paz, o amor, a liberdade, a alegria e a esperança de que em breve estaremos eternamente na glória que Deus dará a todos que crerem na obra salvadora de Jesus Cristo e entregar suas vidas a ele.

Nossas responsabilidades como cristãos podem ser divididas em três grupos: Relacionamento com Deus, com a igreja e com o mundo.

Relacionamento com Deus

Leitura da Bíblia e oração é o princípio desse relacionamento. Na Bíblia Deus fala conosco, na oração nós falamos com ele e assim nosso relacionamento vai sendo construído. Escolha um tempo do seu dia para orar e também para ler a Bíblia. Escolha uma Bíblia em linguagem atual como a NVT – Nova Versão Transformadora ou a NVI – Nova Versão Internacional, essas traduções usam uma linguagem atual com termos mais conhecidos e, portanto de melhor entendimento.

Ao ler a Bíblia procure identificar como o texto lido se aplica a sua vida. Veja se ele está mostrando mudanças que precisam ser feitas, pecados a serem evitados, ações que precisam ser feitas, exemplos a serem seguidos, entre outras.

O relacionamento com Deus é em mão dupla, ou seja, ele fala e nós obedecemos, ele nos ensina é nos aprendemos e aplicamos em nossas vidas.

Relacionamento com a igreja

Procure uma igreja para congregar. A vida cristã não é solitária e embora possa ser exercida solitariamente em situações de necessidades, na prática ela envolve comunhão com pessoas que como você professa a mesma fé. Na igreja a comunhão, o amor, o crescimento, entre outros, devem ser o combustível que mantém a união pela mesma causa.

A igreja tem a função de batizar seus membros, ministrar a Santa Ceia, promover ações evangelísticas e missionárias, promover cultos de adoração a Deus e desenvolver programas e formas de ajuda aos necessitados, entre outros. Ao ingressar na igreja, você estará participando de todas essas atividades.

Na igreja iremos desenvolver a comunhão com os irmãos, seja no partir do pão, nas orações, lutas e vitórias. A igreja não é individualista, tudo tem que ser coletivo, pois Deus se revelou a nós através de seu filho para vivermos em união e comunhão, como é relatado no capítulo 17 do Evangelho de João.

Relacionamento com o mundo

Nossas responsabilidades como cristãos também envolve o mundo que está em nossa volta.  Um dos mandamentos de Jesus foi amar o próximo como a si mesmo. Esse amor pode ser desenvolvido com a evangelização, estendendo a mão para os mais necessitados e sendo exemplo para todos.

Nossa missão em relação ao mundo é trabalharmos para aqueles que não professam a fé cristã, possam reconhecer seus pecados e buscar o perdão aos pés de Cristo. Cada um de nós devemos sempre nos perguntar como podemos fazer isso e buscar constantemente formas de levar essa grande e extraordinária mensagem de esperança que há no nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Veja abaixo um breve relato de vida cristã com o bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi:

Vida cristã é viver menos para si e mais em Deus que nos ensina em todas as coisas a sua bondade e nos guia em todos os nossos passos. Enquanto cuidamos daquilo que é preciso para Deus, Ele cuida de nós e assim caminhamos, enquanto aguardamos a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso salvador.

Referências:

Cristianismo Básico (Editora Ultimato)

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.