Escola Bíblica Dominical, o que é o como funciona a escola dominical

O que é a Escola Bíblica Dominical?

A EBD como também é conhecida no Brasil é uma escola para estudos bíblicos que acontece aos domingos (daí o nome dominical) nas igrejas evangélicas de todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Ela surgiu na Inglaterra por volta do ano 1737, provavelmente por John Wesley ou Robert Raikes, o primeiro Metodista e o segundo Anglicano e desde então ganhou forças e hoje ela é uma das principais reuniões que ocorrem nas igrejas cristãs.

Como funciona a EBD?

Cada igreja evangélica tem autonomia para definir o currículo e a forma como as aulas são ministradas. Normalmente existe divisão de salas por idade e em cada uma delas é tratado de um tema. Cada sala tem um professor que ministra a aula e media a participação dos alunos, respondendo perguntas ou fomentando a discussão sobre o tema proposto.

Escola Bíblica Dominical

Porque a EBD é conhecida como a maior escola do mundo?

Provavelmente por dois motivos: O primeiro é que ela acontece no mundo inteiro com o mesmo propósito e até com o mesmo formato. Isto por si só já seria suficiente para ela receber tal título, mas além disso está o fato de ela ser ininterrupta e o aluno irá estudar a vida inteira. Desta forma pela sua longevidade e abrangência que vai desde a infância até o fim da vida da pessoa, a torna como uma escola não só grande com abrangência geográfica, mas também com longevidade.

Em todas as igrejas evangélicas existe EBD?

Nem todas. As mais tradicionais como Batista, Presbiteriana, Metodista, Assembleia de Deus, Quadrangular, Luterana, entre outras mantem a escola dominical, mas tem surgido muitas igrejas modernas onde esta prática não acontece.

Contudo, pode ocorrer de outras igrejas terem outros modelos de ensino e estudo da Bíblia, como as reuniões em casas ou as chamadas células.

A Igreja Católica tem escola dominical?

Que eu saiba não. O que eles têm é a catequese, que salvo engano é feito apenas para crianças. Diferente da escola dominical que é aplicado a todas as idades e é ininterrupto.

Como é o currículo da EBD?

Cada faixa etária tem o seu próprio currículo, a Assembleia de Deus, por exemplo, utiliza um currículo trimestral e sua editora, a CPAD publica uma revista com as lições de cada domingo. Uma lição é composta por um texto áureo, a lição bíblica em classe que é o tema do estudo, e um breve comentário sobre o tema que dará base para o professor trabalhar em sala.

Contudo a escola é continuada e o aluno nunca se forma, portando desde bebê até o fim da vida ele estudará continuamente.

Atualmente o currículo proposto pela CPAD e usado em boa parte das igrejas Assembleia de Deus é o seguinte:

  • Adultos
  • Jovens
  • Juvenis
  • Pré Adolescente
  • Adolescentes
  • Juniores
  • Primários
  • Jardim de Infância
  • Maternal
  • Berçário
  • Discipulando
  • Caminho para o Céu

Existe divisão de salas por idade ou gênero?

Existe a divisão por idade, neste caso geralmente as classes infantis tem várias divisões, depois geralmente ocorre a divisão de adolescentes, jovens e adultos. A divisão por gênero não é comum, mas pode acorrer em algumas igrejas maiores para fins de organização das classes.

Como funciona as lições?

Geralmente cada lição tem um tema bíblico a ser estudado. As igrejas que adotam uma revista como material de apoio, geralmente segue os temas propostos na revistas. As demais optam por elaborar um material próprio ou criar um currículo com temas que podem ser sistemáticos ou até aleatórios.

Com base no tema o professor irá expor o assunto, levantar as questões mais relevantes e fazer uma explanação expositiva sobre o tema. Os alunos por sua vez intervem com perguntas e questionamentos relacionados ao tema, cabendo ao professor oferecer a melhor respostas.

O que é a pré-aula?

Em algumas igrejas é feito uma pré-aula, geralmente no sábado visando preparar os professores para aula ou mesmo para alunos mais dedicados que desejam participar. Grandes igrejas podem promover a pré-aula, onde um professor mais preparado instrui melhor outros professores para os mesmos dedicarem no dia seguintes em congregações, localidades rurais e outros locais mais remotos.

A pré-aula é comum agora também na internet. Há diversos sites que oferece os subsídios das lições em formato de textos ou vídeos, como este exemplo abaixo do Pr. Agnaldo Betti da Assembleia de Deus em Campinas/SP:

Existem lições sobre temas polêmicos?

Sim e muito. Existem vários trechos da Bíblia que causam polêmica e eles não são poupados. A grande vantagem da escola dominical é exatamente proporcionar um momento de discussão e aprendizado sobre qualquer assunto bíblico. Os alunos podem tirar suas dúvidas ou expor seu ponto de vista sobre os temas propostos.

Qual horário da EBD?

Cada igreja tem seus próprios horários, mas geralmente todas oferecem a escola dominical no período da manhã. Na Assembleia de Deus começa às 9 da manhã, Quadrangular, salvo engano, às 8 da manhã. Batista, Presbiteriana, Metodista e outras geralmente as 9 ou 10 da manhã.

Quem não faz parte dessas igrejas pode participar?

Pode. A escola dominical é aberta a todas as pessoas e não precisa ser membro da igreja para participar. Suponha que você tenha interesse em determinado tema, então poderá ir naquele dia em que o tema será estudado. Veja aqui os temas que estão sendo estudados:

O que eu preciso levar?

Se você tiver uma Bíblia, deverá levá-la, se não tiver, ao chegar na igreja peça ao diácono que lhe atender pois ele providenciará uma para você. Além disso, caneta e um bloco de anotações também podem ser úteis. O mais importante é a sua presença e a vontade de aprender sobre a palavra de Deus na maior escola do mundo.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.